espumante, nada mais é do que um vinho que passa por uma segunda fermentação, que pode acontecer em grandes cubas de aço inox ou na própria garrafa. … Os espumantes são produzidos em diversos países e através de diferentes processos, como o Champenoise

Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. O Dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (Método champenoise) ou fora dela (Método Charmat). As borbulhas de CO2 que se formam durante o serviço são denominadas perlage. Em alguns lugares do mundo a palavra champagne é usada como sinônimo de espumante, o que é vedado inclusive por algumas legislações.

O Brasil é notoriamente um dos melhores produtores de espumantes do mundo. Na Vinhoteca, as grandes vinícolas estão representadas com seus grandes rótulos, desde a tradicional Casa Valduga até as proeminentes Casa Perini e Rio Sol.

espumante tem uma mistura que leva açúcar e leveduras, conhecida como “liqueur de tirage”, o enólogo auxilia a produção de gás carbônico, injetando a mistura em uma garrafa que suporte alta pressão, uma vez que as leveduras produzirão bastante gás carbônico na conversão de açúcar em álcool, sendo esse, retido e armazenado pela embalagem.
Apesar de propiciar as refrescantes borbulhas aos vinhos espumantes, o processo torna o exemplar bastante turvo, uma vez que as leveduras mortas formam borras no fundo da garrafa.
Verificadas independentemente
30 avaliações