Portugal é um paraíso em se tratando de variedades de uvas autóctones, que só existem naquele país. Conhecido mundialmente por produzir o poderoso vinho do Porto, há muito mais que o famoso forticado em suas planícies. Os vinhos brancos estão cada vez melhores e tem agradado os paladares em todo o mundo, principalmente impulsionados pelas nobres Antão Vaz, Arinto e Malvasia, uvas cada vez mais bem produzidas. A Alvarinho também vive um renascimento com vinhos alegres e agradáveis. Os vinhos tintos também surpreendem pelo paladar refinado, sedoso e bem elaborado, muito diferente dos vinhos de antigamente. O Douro, outrora terra apenas de vinhos fortificados, descobriu a sua vocação para tintos de mesa exuberantes, na segunda metade do século 20.

A força está na sua paisagem difícil, em suas escarpas de xisto e ardósia que tiram das uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz o seu melhor desempenho. No Alentejo a produção de vinhos refinados para serem consumidos jovens tem dado grandes resultados e dificilmente se encontra melhor qualidade x preço em outro lugar da Europa. A tradicional Bairrada, produtora de vinhos intensos e encorpados, tem revisto suas práticas e produzido seu melhor vinho de todos os tempos.

A visão empreendedora e dinâmica de uma nova geração de enólogos prova o grande potencial da uva Baga, sobretudo quando mesclada a fabulosa Touriga Nacional. Portugal é um país a ser descoberto e seus vinhos estão muito londe do lugar comum.

Verificadas independentemente
30 avaliações